Conheça Nossa Cidade!

Com 52 mil habitantes, a Estância Turística de Olímpia está localizada na região do Aquífero Guarani, uma região privilegiada no noroeste paulista. Está situada apenas 430 km da capital São Paulo. É um dos principais polos turísticos do Estado de São Paulo devido ao surgimento do Parque Aquático Thermas dos Laranjais. Além do turismo, Olímpia também tem sua economia baseada na agroindústria e comércio.

As águas termais que abastecem os parques são decorrentes que foram descobertas em 1950 após uma escavação da Petrobras. Elas são parte do aquífero Guarani que mantém a temperatura da água em torno dos 26ºC e 38ºC devido. Estas fontes abastecem as piscinas dos parques aquáticos em Olímpia, incluindo todas as atrações do Thermas dos Laranjais e do Hot Beach Olímpia.

Opções para Passeio!


  • Thermas dos Laranjais
  • Hot Beach Olímpia
  • Praia do Mirante
  • Parque Aquático Águas de Olímpia
  • Igreja da Matriz
  • Open Mall
  • Villa Mall
  • Museu de História e Folclore
  • Pesqueiro Barone
  • Orquidário Aguapey
  • Pesqueiro do Japonês
  • Clube da Pesca

Capital do Folclore

O festival que em suas etapas iniciais privilegiava o folclore local e regional – é reconhecido como o maior do Brasil, no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas. Em razão do enorme prestígio que a nossa festa maior auferiu, atribui-se a Olímpia o consagrador “Capital do Folclore”. No decorrer do festival, a Praça das Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”, onde se realiza, recebe a visita de mais de duzentas mil pessoas, oriundas de diversas partes do Brasil, e inclusive do exterior, dentre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto.

Na programação dos festivais, constam, além de danças e folguedos folclóricos: cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras e eventos; desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos e muito mais. Os objetivos do festival, inúmeros e quase sempre atingidos, são, dentre outros: difundir o folclore, contribuindo para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do país, reunindo-se nesse evento; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.

Museu de História e Folclore "Maria Olímpia"


 É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. Presente também uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.