Conheça Olímpia - SP
Com 52 mil habitantes, a Estância Turística de Olímpia - SP está localizada na região do Aquífero Guarani, uma região privilegiada no noroeste paulista. Está situada apenas 430 km da capital São Paulo. É um dos principais polos turísticos do Estado de São Paulo devido ao surgimento do Parque Aquático Thermas dos Laranjais. Além do turismo, Olímpia -SP também tem sua economia baseada na agroindústria e comércio.
As águas termais que abastecem os parques são decorrentes que foram descobertas em 1950 após uma escavação da Petrobras. Elas são parte do aquífero Guarani que mantém a temperatura da água em torno dos 26ºC e 38ºC devido. Estas fontes abastecem as piscinas dos parques aquáticos em Olímpia - SP, incluindo todas as atrações do Thermas dos Laranjais e do Hot Beach Olímpia.
Opções para Passeio!
- Thermas dos Laranjais
- Hot Beach Olímpia
- Parque dos Dinossauros
- Museu de cera
- Praia do Mirante
- Parque Aquático Águas de Olímpia
- Villa Mall
- Museu de História e Folclore
- Orquidário Aguapey
- Pesqueiro do Japonês
- Boliche
- Estágio Teresa Breda
- Casa da Cultura
- Recinto do Folclore
- Igreja Matriz de São João Batista
- Santuário de Nossa Senhora Aparecida
- Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa
- Museu de história e folclore "Maria Olímpia ECO"
- Estação cultural de Olímpia
- Pinacoteca municipal Professor Ivo de Souza
- Totem "EU AMO OLÍMPIA"
Opções para Gastronomia.
- Pizzaria Bella Capri
- Burguer King
- Churrascaria Haragano´s
- Dat Badan Restaurante
- Dona Redonda Cantina & Pizzaria
- Estância da Picanha
- Japa Temakeria e Sushi
- Jorge's Bar Restaurante
- Misu Sushi Bar
- Nagoya Sushi Bar
- Pizzaria Casa Nova
- Roots Food Park
- Restaurante & Pizzaria Tropicália
- Restaurante Casa do Peixe
- Restaurante Dedo de Moça
- Restaurante e Pizzaria Villa da Vó
- Restaurante Tarzan
- Vila Norma
- Villa da Vó
Capital do Folclore
O festival que em suas etapas iniciais privilegiava o folclore local e regional – é reconhecido como o maior do Brasil, no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas. Em razão do enorme prestígio que a nossa festa maior auferiu, atribui-se a Olímpia - SP o consagrador “Capital do Folclore”. No decorrer do festival, a Praça das Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”, onde se realiza, recebe a visita de mais de duzentas mil pessoas, oriundas de diversas partes do Brasil, e inclusive do exterior, dentre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto.
Na programação dos festivais, constam, além de danças e folguedos folclóricos: cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras e eventos; desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos e muito mais. Os objetivos do festival, inúmeros e quase sempre atingidos, são, dentre outros: difundir o folclore, contribuindo para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do país, reunindo-se nesse evento; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.
Museu de História e Folclore "Maria Olímpia"
É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. Presente também uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.
Professor José Sant’anna
Filho de João Joaquim de Sant’anna e de Hypólita Theodora da Silveira Sant’anna, José Sant’anna nasceu no dia 8 de julho de 1937, em Olímpia, onde fez os cursos científico, magistério e de contabilidade, antes de tornar-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e professor de Língua Portuguesa, disciplina esta que aposentou-se até aposentar-se no ensino de 1º e 2º graus no magistério oficial de Olímpia. A propósito, foi durante sua atividade pedagógica, em meados da década de 50, que ele se descobriu vocacionado ao estudo do folclore brasileiro, tornando-se, desde então um atuante e denodado folclorólogo.
Grupos Folclóricos da Nossa Terra
- Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP
- Cia de Santos Reis “Magos do Oriente”
- Terno de Moçambique “São Benedito”
- Grupo Parafolclórico Frutos da Terra
- Cia de Santos Reis “Estrela Guia”
- Dança de São Gonçalo
- Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas & Solidariedade
- Cia de Santos Reis “Os Visitantes de Belém”
- Guarda de Moçambique Pé de Coroa Nossa Senhora do Rosário
- Grupo Folclórico de Danças Afro-brasileiras e Capoeira
- Cia de Santos Reis “Lapinha de Belém”
- Terno de Congada Chapéu de Fitas
- Os Catireiros de Olímpia
- Cia de Santos Reis “Filhos de Maria”
- Raízes da Cultura Brasileira